Sustentabilidade

Como a energia solar diminui a conta da empresa

Muito se ouve sobre o alto custo da implantação do sistema solar, mas pouco sobre o ganho financeiro que o sistema traz para quem usa. Por isso resolvemos trazer esse outro lado da moeda e mostrar que é possível sim fazer algo que ajuda o planeta e ao mesmo tempo a saúde financeira da empresa. Se você não acredita, leia nossa história e vejo como uma pequena mudança resultou na queda de 50% da nossa conta de luz.

Lembrando o que é energia solar

Toda energia gerada através do calor e da luz do Sol é considerada solar. Entre os principais usos estão geração de energia elétrica e aquecimento da água. Para obter isso existem dois sistemas: heliotérmico e fotovoltaico.


Aqui nós usamos o fotovoltaico

Ele consiste na transformação da irradiação solar diretamente em energia elétrica. Nossos colaboradores montaram o sistema utilizando uma placa solar, uma cisterna e uma bomba d’água, como você pode ver.


Como funciona o sistema de energia solar que montamos

A água da chuva, captada do telhado, passa por um filtro de Partículas Pesadas para ser limpa. Após esse processo, ela é armazenada numa cisterna de 5mil litros. Quando faz sol, a energia da placa solar aciona automaticamente a bomba d’água, que leva a água para as caixas, de onde será reutilizada na fábrica.

 

Energia sustentável

A energia solar é a forma mais sustentável de produzir energia para o mundo. Além de ser uma fonte inesgotável, também é uma fonte renovável. Ainda assim, o maior uso continua sendo de gás natural e petróleo, apesar de serem reservas finitas.


Aqui na empresa, esse sistema ajuda o meio ambiente de duas formas:


 Diminui o uso de energia elétrica sendo substituída pela solar

 Reutiliza a água da chuva, reduzindo o uso de água

Resultado financeiro

Além do fator sustentável, também vimos ganho no fator econômico. A conta de luz teve uma queda de mais de 50% de seu valor nos meses seguintes a instalação. Também diminuímos o uso de água potável. Essa redução trouxe rapidamente o retorno do investimento em material para a montagem do sistema.


Com isso, queremos mostrar que é possível ser sustentável, ajudar o meio ambiente e, ainda assim, manter a saúde financeira da empresa. E você, de quê forma tem levado a sustentabilidade para a sua casa e empresa? Conte para nós nos comentários!